quarta-feira, 14 de abril de 2010

Matemática nas formas geometricas

TEMA:Matemática nas Formas Geométricas e na Ecologia-TP 3
OBJETIVO GERAL:Mostrar a forma geométrica do octaedro,assim como os elementos petencentes a ele. Endendendo e conceituando um poliedro.


PROCEDIMENTOS:


Conversa informal sobre o assuntos a ser abordado na aula, explicando que octoedro é um poliedro regular ou sólido platônico.Após exploração com os alunos a forma geométrica presente no octaedro,bem como, a quantidade de lados,ângulos,vértices e a origem do nome;

Distribuição entre os alunos o molde de um octaedro conforme sugestão do TP3;

Exposição do material confeccionado

AVALIAÇÃO:



    O trabalho foi exitoso, mais os alunos sentiram dificuldades na montagem dos lados, bem como compreender a formação de poliedro.




Atividades do PDE/GESTAR

GESTAR-MATEMÁTICA

Introdução

Aos 21 dias do mês de setembro de 2009, na Escola de Ensino Fundamental Valdemar Rocha, com os alunos do 6º ano A, manhã, realizei em duas aulas(7:00 as 8:40) algumas atividades envolvendo os números realativos.Dei inicio com algumas indagações para o aluno chegar a um denominador comum.Por exemplo, ao comprar balas, sorvetes ele utiliza o conceito de forma mecânica. Pois não há dificuldade mediante ao raciocínio sobre o valor a ser pago e nem enquanto restará de troco, mas o aluno desconhece o conceito quando relacionamos a quantidade negativa, pois o mesmo não consegue abstrair utilizando a representação numérica. Com isso verifica – se que o aluno encontra dificuldades em aprender este conceito em principio por, não assimilar quantidades negativas. Pois até então o individuo aprendeu efetuar operações nas séries iniciais relacionando-as quantidades positivas. A aprendizagem deste conceito inicia quando se começa a demonstrar através de exemplificações que o conceito de números negativos é algo que já faz parte do cotidiano de cada um deles embora eles desconheçam. Ao aplicar exemplos mentais com números negativos em classe nota-se que existe agilidade no raciocínio. Mas quando se aplica um exemplo de forma numérica num mesmo modelo nota-se que há dificuldades em se obter o resultado pela maioria. Isso nos leva a refletir sobre a necessidade de se utilizar da resolução de problemas no ensino e aprendizagem. Essa aplicação mostra que o conhecimento matemático ganha muito mais significado quando o aluno tem situações desafiadoras para resolver. Além disso, possibilita ao aluno a fazer uma conexão do conhecimento novo com um já existente. Desenvolvendo assim, a capacidade de mobilizar o conhecimento e de gerenciar as informações que estão ao seu alcance. Como por exemplo, desenvolver um trabalho que compare algumas situações vivenciadas pelos alunos. Como a variações de temperatura, saldo negativo, perder um jogo, dívidas, comparar altitudes, faltas e ausências. Uma outra forma é a representação geométrica em uma reta sendo um sistema muito interessante como recurso de ensino-aprendizagem. Portanto, as dificuldades encontradas pelos alunos em realizar operações com números negativos, na realidade se tratam de problemas resultantes da metodologia de ensino utilizada pelo docente, que não tem sido relevante aos conhecimentos prévios dos alunos. Sendo dessa forma, um ensino descontextualizado. Diante do nosso objetivo, levei os alunos para praça de eventos e apliquei a metodologia sugerida para atividade 11, a corrida de 100metros e achei melhor fazer de 50 metros.

Metodologia Aplicada

  • Corrida de 50 metros:Comparação do rendimento dos alunos(calçados e com calça comprida, descalços e com calça comprida, por equipe:masculina e feminina.Após voltamos para sala de aula e fomos organizar a tabela com as pontuações e calcular as operações necessárias(adição, subtração, divisão-naturai e decimais).

    Situações Problemas com números relativos(Grupos)

  • 1. Numa gincana de uma escola haviam 3 equipes participantes. A gincana consistia em 4 tarefas, cada uma valendo certo número de pontos. Para cada tarefa não cumprida, a equipe perdia o número de pontos correspondente a seu valor. De acordo com os dados abaixo, preencha a tabela e ache o total de pontos de cada equipe ao final de cada tarefa e a classificação das equipes ao final da gincana:

A primeira tarefa valia 3 pontos. Todas as equipes cumpriram essa tarefa

A segunda tarefa, de valor 2, foi cumprida somente pela equipe A

Só a equipe C não cumpriu a terceira tarefa, que valia 1 ponto

A última tarefa era um desafio; valia 4 pontos e só a equipe C conseguiu cumprir

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Equipe 1

Equipe 2

Equipe 3

Tarefa 1




Tarefa 2




Total




Tarefa 3




Total




Tarefa 4




Total





  • Um comerciante constatou que, no mês de abril, havia R$20.000,00 em seu caixa. No mês de maio ele teve um lucro de R$50.000,00. Em junho ele teve um prejuízo de R$30.000,00. Em julho, o lucro foi de R$25.000,00. Em setembro o prejuízo foi muito grande: R$100.000,00. Em agosto não houve nem lucro nem prejuízo. Em outubro, o lucro foi de R$60.000,00.

a) Complete a tabela abaixo, com as informações fornecidas:

Meses

Lucro

Prejuizo

Total

Abril




Maio




Junho




Julho




Agosto




Setembro




Outubro







b) Coloque os dados da tabela anterior na tabela abaixo, usando caneta azul para escrever o lucro e caneta vermelha para escrever o prejuízo, preenchendo o total também em vermelho ou azul, conforme seja necessário:

Meses

Lucro /Prejuizo

Total

Abril



Maio



Junho



Julho



Agosto



Setembro



Outubro




  1. Coloque os dados da tabela acima usando caneta de uma só cor, e usando os sinais “+” ou “-”, conforme for o caso:


Meses

Lucro /Prejuizo

Toal

Abril



Maio



Junho



Julho



Agosto



Setembro



Outubro



Após iria fazer aplicação de jogos, mais não deu tempo(fica para sugestão)

A idéia é introduzirmos uma série de jogos e atividades de modo que as operações com números negativos se tornem naturais. Começaremos com alguns jogos e encerraremos esta aula com algumas atividades.

Jogo 1: Jogo Paga/Recebe – número de participantes: 5 ou 6 alunos em cada grupo, para maior agilidade do jogo.


Material para cada grupo:


o Duas roletas de cores diferentes;

o 2 conjuntos de canudos de cores diferentes, de preferência as mesmas que as roletas;

o papel para registro dos pontos.

Observação: vamos supor que as cores são Vermelho (perde) e Azul (ganha). O importante é que trabalhemos com duas cores diferentes e que seja estabelecido, no início do jogo, qual a cor associada ao perde e qual a cor associada ao ganha.


Primeira parte do jogo: sem registro.

1. Determina-se um certo número de rodadas para maior agilidade do jogo. Distribui-se um certo número de canudos azuis para cada jogador (cerca de 10 canudos) antes do jogo começar. Cada participante joga um dos dados, quem obtiver o maior número de pontos inicia o jogo e segue-se pela direita. O


participante que obtiver o menor número de pontos será o banqueiro. O banqueiro tem uma quantidade enorme de canudos.


2. Regras iniciais:


a) Cada participante, na sua vez, joga os dados. Primeiro, ele joga o dado vermelho. Para cada ponto do dado vermelho ele paga um canudo azul ao banqueiro. Em seguida ele joga o dado azul, e para cada ponto do dado azul ele recebe um canudo azul do banqueiro.


b) Ganha o jogo quem tiver o maior número de canudos ao final da partida.


c) É proibido pegar canudos emprestadas de outros participantes.


d) Se algum jogador não tiver canudos suficientes para efetuar seu pagamento em alguma rodada, sai do jogo. O banqueiro sempre terá canudos em quantidades suficientes para não quebrar.

MAIORES DIFICULDADES DOS ALUNOS E CURSISTA

  • Os alunos sentiram muitas dificuldades em identificar um número negativo e, números decimais pois alguns até fizeram as divisões mais quando chegava ao ponto de colocar mais um némero no dividendo e acrescentar vírgula no quociente eles param, então ensinei a trabalhar com números decimais, alguns entenderam e outros não.

  • Achei adequada a atividades para os alunos do 6º ano, pois fiz as adaptações necessária ao nivel dos alunos.

  • Conteúdos explorados(operações fundamental, números posistivos e negativos, reta merica,numeros decimais, grandezas de medidas e tempo,média aritmética e razão.

  • Minhas maiores dificuldades foi na disciplina dos alunos, pois eles são inquientos e quase desisti de realizar a corrida na praça de eventos, mais após uma conversa lá no local consegui realizar.