quarta-feira, 19 de maio de 2010

PDE GESTAR-MATEMÁTICA /ATIVIDADE 17-UNIDADE 8

  1. Objetivo Geral:

  • Investigar as alterações na velocidade de mudança de uma variável em um determinado universo;

  • Valorizar o dinheiro, conscientizando- os que os centavos fazem diferenças em compras maiores demonstrando o valor real de cada um deles e exemplificando.

2. Procedimentos:

REFLEXÃO DO TEXTO

1 Centavo faz diferença pra você?




Quantas moedas de 1, 5, 10 centavos passam por nós todos os dias?

Damos o verdadeiro valor a esse dinheiro?

O roubo dos centavos: Diversas empresas, supermercados, mercearias, feiras livres ou qualquer outro ponto de comércio, roubam de você a cada compra 1,2,3,4 centavos que para você pode não fazer diferença.

Para um supermercado que em média por dia venda 300 produtos, arrecada 300-700 reais por dia, no final do mês vai ter um lucro imenso e em dinheiro sem taxa de imposto, totalmente limpo, um roubo descancarado, mas que ninguém reclama ou luta por fim de valores decimais.

Outro inteligente roubo por centavos é quando uma pessoa rouba um centavo na sua conta bancária, logicamente você poderá nem se dar conta de um centavo a menos, porém, se essa pessoa fizer isso com mais mil pessoas e depois milhões, nem é preciso estimar o valor que ela arrecadará.

São roubos inteligentes, que para nós não faz diferença alguma, mas para quem arrecada no mínimo um centavo de cada milhões de pessoas faz grande diferença.

Que tal agora pensar no valor do seu um centavo?
  • Após trabalhei como sugestão da professora Katiane uma estória onde foi distribuidas entre os alunos

Um dia aparece em sua escola uma visita um tanto estranha: o dono de uma empresa famosa de computadores.Elr vem propor a você umtrabalho.
O mais importante é que,antes de ser aceito para fazer o trabalho ,você tem que escolher entre duas formas de pagamento:
a) Um centavo no primeiro dia,dois centavos no dia seguinte,dobrando seu salário a cada dia dali pra frente durante 30dias;
b)ou R$ 1.000.000,00 em um mês de trabalho.(um milhão de reais em 30dias);

Qual das duas formas de pagamento você escolheria? Parece não haver dúvida !
Um milhão de reais em comparação a essa estória de centavos...
Mas será que não estamos sendo precipitados?
Vamos investigar essa situação mais a fundo?


3.Conteúdos:

  • Números racionais;

4. Avaliação:

  • Bom, mais os alunos ainda precisam melhorar pois apresentaram dificuldades em cálculos de números decimais

Nenhum comentário:

Postar um comentário