quarta-feira, 12 de maio de 2010

Teorema de Pitágoras

PDE-GESTAR DE MATEMÁTICA



Aos nove dias do mês de Março de dois mil e dez, na sala do no 9º ano D, turno noite, na Escola de Ensino Fundamental Valdemar Rocha, foi realizado uma atividade do PDE/ Gestar II Matemática sobre o Teorema de Pitágoras.Pitágoras foi um matemático grego que viveu em Samos, uma das ilhas do Dodecaneso, por volta de 572 a .C. Alguns autores acreditam que Pitágoras tenha sido discípulo de Tales, Eves (1997, p. 97), quando diz que: “ele era cinqüenta anos mais novo do que este e morava perto de Mileto, onde vivia Tales”. Já Boyer (1914, p. 35) diz que “embora alguns relatos afirmem que Pitágoras foi discípulo de Tales, isto é improvável dada a diferença de meio século entre suas idades”. Seu nome foi atribuído a um teorema muito importante da Matemática: Teorema de Pitágoras. Segundo Eves (1997, p. 103) não foi ele quem inventou o teorema, pois “esse já era conhecido pelos babilônios dos tempos de Hamurabi, mais de um milênio antes”, mas é possível que o teorema tenha o seu nome pois acredita-se que ele tenha sido o primeiro a dar uma demonstração geral.
A importância desse teorema é devido ao seu valor cultural, à sua influência em outras áreas, como da Física e da Engenharia e ao grande número de aplicações que ele tem, como, por exemplo, sua utilização no cálculo da inclinação de uma rampa, de um telhado, na medição da distância entre dois pontos invisíveis entre si, no cálculo do raio aproximado da Terra ou para fixar exatamente o ângulo de 90º entre duas paredes a serem construídas.
Objetivo Geral da atividade
Pitágoras foi um matemático grego cujo nome foi atribuído a um teorema muito importante da Matemática: o Teorema de Pitágoras, que geralmente é ensinado na 8ª série do Ensino Fundamental. Uma das preocupações do professor de matemática é proporcionar uma aprendizagem significativa dos conteúdos desta disciplina, de maneira que proporcione ao aluno reconhecer um conteúdo aprendido e solucionar problemas. Portanto, o objetivo deste trabalho foi verificar se os alunos conheciam o Teorema de Pitágoras e sabiam aplicá-lo corretamente.

Procedimentos Metodológicos
Exposição do Teorema de Pitágoras, através do slide no Laboratório de Informática;
Exibição do vídeo O Barato de Pitágoras no Laboratório(DVD TV Escola);
Demonstração da Fórmula em grupo através do Tangran.

Procedimento de Avaliação
Atividade produtiva, onde os alunos tiveram dificuldade na comprovação da fórmula, mais estavam interessados para aprender e, foram avaliados de acordo com o desempenho e interesse na atividade.

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